10 coisas que você não sabia sobre “Laranja Mecânica” + Sorteio

Parece uma espécie de Déjà vu a filosofia que Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) quer contar sobre a violência dos seres humanos. Apesar de ser uma adaptação do livro homônimo de Anthony Burgess, foi somente com o filme de Stanley Kubrick, o qual ele adaptou, que o tema ganhou repercussão no mercado cultural. Na época do lançamento a obra assustou distribuidoras, foi proibida de ser exibida em muitos países e foi elogiada pelos críticos, assim como definhada por outros. Kubrick sabia o que estava fazendo quando resolveu dirigir a incrível e difícil literatura de Burgess. O resultado? A obra-prima de um diretor, e uma das maiores obras representativas da cultura cinematográfica.

Nesse clima de filme revolucionário, impactante e influente, resolvi listar 10 coisas que quase ninguém sabe sobre o filme ! ❤laranja mecânica

1. Ao contrário do que dizem “Laranja Mecânica” não foi banido dos cinemas do Reino Unido. Na verdade, o filme foi massacrado por críticos consagrados (como Pauline Kael e Roger Ebert) e foi atacado por “promover a violência”. Irritado, Stanley Kubrick decidiu impedir a exibição do filme em 1973 até sua morte (em 1999). Durante muito tempo, os britânicos assistiram ao filme através de VHS importadas de outros países.

2. No Brasil, o filme entrou na lista de obras proibidas pela censura, fazendo com que os cinéfilos fossem assistir a polêmica obra em países vizinhos, como o Uruguai. Quando foi liberado, só conseguiu ser exibido nas salas com ridículas bolinhas pretas sobrepostas nas cenas de nudez (mesmo com classificação para maiores de 18 anos).

3. Durante a cena em que Alex (Malcolm McDowell) é submetido ao tratamento Ludovico, a ator teve sua córnea arranhada pelos pequenos ganchos e ficou temporariamente cego.

4. A cena clássica do estupro, onde Alex canta “Singin’ in the Rain” foi filmada sem ser planejada. Stanley Kubrick perguntou se Malcolm McDowell sabia dançar e o ator, meio de brincadeira, encenou cantarolando a canção-tema do musical de Gene Kelly.

5. A propósito, a cena do estupro demorou para sair, por que duas atrizes contratadas para a cena não aguentaram a pressão e o clima no set e desistiram do projeto. O papel ficou com a atriz Adrienne Corri que, para quebrar o gelo em um dos takes em que precisava ficar nua, disse à Malcolm: “Agora você vai ver se eu sou realmente ruiva”.

6. Assim como aconteceria mais tarde em “O Iluminado”, Stanley Kubrick cometeu alguns erros de continuidade. Os mais famosos são os pratos que trocam de posição na mesa e o nível do vinho na garrafa que varia durante jantar na casa do escritor. Fãs defendem que as falhas na verdade foram propositais com o objetivo de causar algum tipo de desorientação ao espectador.

7. A linguagem utilizada por Alex e sua gangue, chamada de Nadsat, foi inventada pelo autor do romance – e linguista – Anthony Burgess, que misturou palavras em inglês, russo e gírias. Para facilitar, as primeiras edições do livro traziam um glossário anexado.

8. A cena onde Alex faz sexo com mais duas garotas em seu quarto, brilhantemente acelerada na montagem e resumida em cerca de 1 minuto, teve 74 takes. A versão que foi para o filme, sem o efeito, tem 28 minutos.

9. Kubrick inovou e chocou plateias do mundo inteiro ao usar Beethoven como trilha dos atos violentos de Alex e sua gangue. A obra do maestro aparece distoricida na cena de sexo. Em outro momento, chega a ser creditada a um artista fictício: Goggly Gogol.

10. No filme, não fica claro qual é o sobrenome de Alex. Em vários momentos, ele é chamado de Alexander Delarge – em referência ao rei da Macedônia, Alexandre o Grande -, mas no jornal onde é noticiado sua prisão, Alex aparece com o sobrenome de Burgess – uma brincadeira do diretor com o autor do livro: Anthony Burgess.

Agora que estão todos muito bem ambientados ao filme, vamos falar do SORTEIO !

QuaseMonalisa em colaboração com o Transtorno Criativo criou a promoção perfeita pros cinéfilos de plantão!
Vamos sortear o livro ” Laranja Mecânica ” + uma Caneca Exclusiva!
Para concorrer, basta curtir as duas fanpages no Facebook, compartilhar o post da promoção publicamente e clicar em “Quero Participar” na aba “Promoções” na fanpage do QM!
Confira o regulamento e participe ! 🙂

Atenciosamente,

Mona

Anúncios

Uma resposta para “10 coisas que você não sabia sobre “Laranja Mecânica” + Sorteio

  1. Amei o post!
    Sou apaixonada pelo filme história…meu Tcc foi sobre!
    Só acho uma pena que poucas pessoas realmente saibam ver o verdadeiro contexto da história…
    O filme hoje pode ser taxado como bobo, afinal hoje em dia cenas de violência acontecem do seu lado toda hora…mas na época teve sua sacada genial e foi considerado um filme “futurista” ele estava a frente do seu tempo…justamente por conter essas cenas de violência e sexo!
    Algumas dessas curiosidades eu realmente não sabia… *–*

    Big beijos ;***

    Big beijos;****

O que achou do post? :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s